Como se livrar de pensamentos negativos?

Quando pensamentos negativos rondam sua mente, o que você faz? Muito provavelmente tenta afastá-los pensando em outra coisa, ou se distraindo com algo, ou dizendo para você mesmo “não posso pensar isso”. E funciona? Por experiência própria, acredito que não. Logo o pensamento negativo volta à sua mente, trazendo perturbação. E parece que quanto mais você tenta afastá-lo, mais insistente ele fica. 

Isso acontece justamente porque tentamos afastar ou silenciar os pensamentos do mesmo modo como fazemos com outras coisas que incomodam. Para silenciar um barulho que nos perturba, desligamos sua fonte ou fechamos a porta e pronto, problema resolvido. Para afastar o mosquito que nos ronda, o espantamos com a mão. 

Agora, para lidar com os nossos pensamentos, essas abordagens não funcionam. Na verdade, reforçam os pensamentos.

Então, neste texto, vou compartilhar com você um modo mais eficaz de lidar com pensamentos negativos. 

****

Para começar, precisamos entender por que temos esse tipo de pensamentos.

Todos nós buscamos naturalmente evitar ameaças, perigos e situações difíceis. Como seu poder de imaginação, nossa mente antecipa tudo o que pode dar errado. E por que fazemos isso? É para nos prevenir, nos precaver, tomar alguma atitude que nos livre daquele potencial perigo futuro. 

Também acontece de a gente ter pensamentos de expectativas negativas para evitar frustração. Se esperarmos pelo pior e o pior acontecer, não iremos nos frustrar, já estávamos esperando por aquilo mesmo. 

Pensamentos negativos também surgem como ecos de situações dolorosas que vivemos no passado e nos marcaram. Quando nos vemos em uma situação minimamente parecida com aquela do passado, a mente interpreta que aquilo pode acontecer de novo e lá vêm os pensamentos negativos.

E tem ainda um outro fator que traz pensamentos negativos à nossa mente: as vibes coletivas, do ambiente, dos meios de comunicação. Acontece um grande desastre em algum lugar e é aquela enxurrada de notícias, de repente está todo mundo falando nisso. Acidentes, crimes, barbaridades que acontecem por aí, tudo isso repercute e pode ficar na nossa cabeça, alimentando pensamentos negativos.

Mencionei algumas causas de pensamentos negativos para você entender que isso é do ser humano, não é um defeito seu. E espero que você se tranquilize um pouco com relação a isso. 

*****

Vejamos como lidar com pensamentos negativos então.

O que eu vou compartilhar com você é algo que aprendi a fazer por meio da compreensão de como a mente funciona, práticas meditativas e o uso de atitudes mentais que derivam da meditação. Esses são os pilares do que eu chamo de “tríade do autogerenciamento”, um método que desenvolvi para mim e ensino em meus cursos. Incorporar esse método nos habitua a observar os pensamentos com distanciamento, sem nos identificar com eles, sem acreditar neles, e deixar que eles desapareçam sozinhos. Porque os pensamentos não ficam fixos na nossa mente. Eles são como um vapor dágua, que surge e no instante seguinte se dissolve.

Então, ao perceber um pensamento perturbador em sua mente, feche os olhos um instante e inspire, sentindo o ar entrar pelas narinas e encher o peito. E ao expirar, você vai dizer mentalmente: “Eu deixo ir esse pensamento. Pensamentos são apenas pensamentos, não são previsões do futuro, não são a realidade escrita em pedra.”

Toda vez que o pensamento voltar, você vai repetir isso para deixar o pensamento ir. Você não vai discutir com o pensamento, vai apenas deixá-lo ir. Repita quantas vezes o pensamento surgir, deixando-o ir embora sozinho.

Se nos habituarmos a praticar isso, ao longo do tempo, internalizamos que pensamentos são apenas pensamentos. Ao longo do tempo, esses pensamentos deixam de ter poder sobre nós. E aí é que realmente nos tornamos livres deles. 

Pensamentos não pedem licença para surgir, não tocam campainha, eles simplesmente vêm. E podem vir. Está tudo bem. Você não precisa acreditar neles, não tem que ser refém deles.

Que você esteja bem, um abraço,

Regina Giannetti